CAVALOS SOLTOS NA RUA: A POPULAÇÃO DENUNCIA, E A SEPA ACIONA O SERVIÇO DE RECOLHIMENTO DOS ANIMAIS

A Superintendência de Proteção Animal (SEPA) se preocupa com o alto número de animais de grande porte que ficam soltos no meio da rua, muitas das vezes revirando lixos, ou em canteiros centrais de muitas vias públicas de variados bairros da cidade, provocando insegurança aos motoristas e pedestres.

Por este motivo, a Superintendente da SEPA, Roberta Cabral, esclareceu a nossa reportagem, que a cidade conta com o serviço de recolhimento de cavalos, bois e caprinos das ruas de Betim. Este serviço é coordenado por Rodrigo Maia, médico veterinário de animais de grande porte, que determina diariamente as rotas que o caminhão de apreensão deva percorrer, com base em denúncias recebidas pela entidade.

Eles esclareceram, que quando uma denúncia é recebida, toda uma estrutura é mobilizada, com o acompanhamento da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, junto ao processo de apreensão, garantindo a segurança dos envolvidos. Além disso, a população também pode contribuir categoricamente com o serviço, reportando animais em situação de risco ou abandono através do telefone de denúncias e apreensão: 99640-1286.

Os animais recolhidos são levados para a sede da SEPA, localizada na rua do Rosário, 1840, no antigo Parque de Exposição de Betim. Lá, recebem uma consulta veterinária completa, incluindo avaliação de saúde e possíveis tratamentos. Caso o proprietário do animal seja identificado, ele está sujeito a multas e fica responsável pelo custeio das despesas diárias do tratamento. No entanto, se o motivo do recolhimento for maus-tratos, o animal é encaminhado para adoção.

A adoção para particulares passa por uma avaliação prévia, garantindo que o novo lar seja adequado e seguro para o animal. Em muitos casos, os animais são destinados a outros municípios para evitar conflitos com ex-tutores, contando com a colaboração de ONGs parceiras, a PUC e a Universidade Federal de Minas Gerais em projetos voltados para animais de grande porte, como a Eguaterapia, dentre outros.

Atualmente, nas instalações da SEPA, encontram-se 13 cavalos e 2 caprinos em processo de tratamento ou aguardando o período legal de sete dias para dar início ao processo de adoção, demonstrando o compromisso da cidade com o cuidado e respeito aos animais.

A população deve denunciar ao se deparar com cavalos, bois, entre outros animais, para que a SEPA entre em ação. O telefone de apreensão de animais é 99640-1286, e este número é WhatsApp.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!