CASA DA CULTURA JOSEPHINA BENTO COMPLETARÁ 36 ANOS DE PURA HISTÓRIA

O casarão do século XVIII, que já foi refúgio de tropeiros e bandeirantes nos tempos áureos das riquezas naturais de Minas Gerais, está prestes a completar 36 anos de tombamento na próxima segunda-feira, dia 29. A Casa da Cultura, denominada Josephina Bento em homenagem a uma das mais antigas professoras da cidade, faz parte do Complexo Cultural de Betim, chamado Villa-Lobos, criado em junho de 2021 pelo prefeito Vittorio Medioli.

Praça Milton Campos, década de 1950, onde se vê a primeira Matriz NS do Carmo demolida em 1969.

O tombamento do imóvel desempenhou um papel fundamental na preservação da história local, sendo uma referência ao longo dos anos. Isso tornou a Praça Milton Campos um marco histórico na memória de Betim. Ao seu redor, estão a primeira Caixa D’Água da Cidade, o Teatro Municipal Newton Amaral Franco, a Fonte de Água Benedicto Francisco Tomanik e esculturas de bronze que contam parte da história local. A construção da capelinha, Ermida Nossa Senhora do Carmo, também se destaca como uma das principais atrações do Complexo Cultural.

A homenageada Josephina Bento em frente ao monumento que levou seu nome.

Durante a semana comemorativa, os visitantes poderão desfrutar de várias atividades, como visitas guiadas das 9h às 21h. Além disso, haverá apresentações musicais para entreter o público e uma aula aberta sobre o acervo da Casa da Cultura, proporcionando aos interessados a oportunidade de conhecer em detalhes as preciosidades históricas ali preservadas.

O casarão antes de ser reformado.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira (29), às 19h: Apresentação da “Oficina de Estudos Viola” com o violeiro Zé Antônio e alunos, com apresentações de viola caipira, toques do berrante e dança da Catira.

Terça-feira (30), às 19h: Aula aberta de História da Arte sobre o acervo da Casa da Cultura, com a professora, artista plástica e artesã, Fabiana Martini Lopes.

Quarta-feira (31), às 19h: Apresentação do Coral Cantarilho.

Sexta-feira (2), às 19h: Expedição Noturna – Análise arquitetônica e histórico-cultural da edificação da Casa da Cultura. Visita guiada pelo grupo de pesquisas Comarca.

Após reforma, o casarão foi tombado como Patrimônio Público-Cultural.

 

Teatro Municipal.

 

Cascada ao lado da Ermida, atração turística à parte.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!