CAMPANHA PARA PREFEITO DE BETIM: QUEM TE VIU EM 1976 E QUEM TE VÊ EM 2024!

O jornal O Tempo da época estampou em sua capa a caricatura dos seis candidatos que disputavam a Prefeitura de Betim, quando o município ainda registrava pouquíssimos eleitores, tendo como a Colônia Santa Isabel o seu maior colégio eleitoral. Hoje, com quase 300 mil eleitores, sendo o maior colégio eleitoral na região do Alterosas, dos atuais quatro candidatos a prefeito, apenas dois deles se destacam na corrida eleitoral de 2024. São eles: Dr. Vinícius Resende (PV) e Heron Guimarães (União Brasil), confirmando a polarização, segundo as pesquisas de intenção de votos divulgadas pela imprensa local e da Capital.

O pleito eleitoral em 1976 foi bastante concorrido, com a participação dos caciques políticos da época, como ex-prefeito, profissional da saúde, do ramo imobiliário, funcionário público federal, titular de cartório e professor da rede municipal de ensino. Foram eles: Zito do Cartório, Célio Nogueira, Roberto Martins do DNER, ex-prefeito Alvim Barbosa e Dr. Antônio Ássimos. O vencedor foi o iniciante na política, o professor Osvaldo Franco, indicado pelo então prefeito Newton Amaral, o Bio. Osvaldo comandou a prefeitura de 1977 a 1982, com dois anos de prorrogação de mandato pelo regime militar.

ATUALMENTE, DOIS CANDIDATOS DISPUTAM A PREFEITURA SOB O COMANDO DE DUAS LIDERANÇAS POLÍTICAS INFLUENTES

A ex-prefeita Maria do Carmo, do Partido dos Trabalhadores, com apoio de seus companheiros, conseguiu emplacar a sindicalista Ana Paula como candidata a vice-prefeita na chapa de Dr. Vinícius, candidato a prefeito pelo PV. Com essa jogada política, MDC espera recuperar seu espaço político, colocando um pé dentro da Prefeitura de Betim.

Já o atual prefeito de Betim, Vittorio Medioli, à semelhança do ex-prefeito Newton Amaral — responsável pela vinda da Fiat Automóveis para Betim — também quer inovar na política da cidade. Para isso, indicou o jornalista Heron Guimarães (União Brasil), um novato na política. Apesar de seu indicado ser também um iniciante, assim como o professor Osvaldo Franco foi na época, Medioli aposta em Heron para dar continuidade ao seu legado na prefeitura.

Diante do exposto, os eleitores terão que escolher entre os indicados pelas respectivas lideranças políticas, que irão comandar a prefeitura nos próximos quatro anos. De um lado, Dr. Vinícius, com 15 anos de atuação política, na Federação (PV-PT-PCdoB), tendo Ana Paula (PT) como vice; do outro, Heron Guimarães (UB), aposta de Medioli para renovar a política, com Cleusa Lara (PL), atual vice-prefeita, como sua companheira de chapa, e o apoio da maior coalizão partidária da história de Betim.

Fotos: Arquivo e Redes Sociais

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!