A nova central será oficialmente inaugurada na próxima terça-feira (25), às 14h, e já iniciou suas atividades com uma força-tarefa para realização de cirurgias eletivas, aquelas que não são de urgência ou emergência. A Prefeitura de Betim anunciou que a criação da Central de Agendamento de Cirurgias e Exames (Cace) no Hospital Público Regional de Betim (HRPB) tem como objetivo de agilizar o atendimento médico, reduzir a fila de espera e otimizar o trabalho dos profissionais.
A primeira ação da Cace concentrou-se nas especialidades de ginecologia e ortopedia, com 20 cirurgias realizadas no último fim de semana. A previsão é que as escalas estendidas de trabalho das equipes médicas continuem aos fins de semana pelos próximos 90 dias. Além disso, sempre que houver disponibilidade de blocos cirúrgicos durante a semana, mais procedimentos serão agendados, sem comprometer as cirurgias de urgência e emergência.
A central utilizará um sistema informatizado para organizar os agendamentos de acordo com as prioridades médicas de cada paciente, reduzindo o tempo de espera e otimizando os recursos hospitalares. A Cace contará com uma sala própria, em articulação com o Núcleo Interno de Regulação do HRPB, para garantir maior eficiência no atendimento.
O HRPB é referência para mais de 1 milhão de habitantes da microrregião de saúde, que abrange Betim e outros 12 municípios, incluindo Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.
Fotos: Edson Dutra