As finais dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizados em Governador Valadares entre os dias 15 e 21 de julho, reuniram quase 4.000 estudantes-atletas em competições de sete modalidades paralímpicas e três modalidades olímpicas (atletismo, judô e natação). Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE-MG), esta edição bateu recorde de participantes, com 842 municípios mineiros inscritos, o maior número desde 2019. Desde o início das competições, em abril, 40 mil atletas participaram das eliminatórias, que são divididas em etapas microrregional, regional e estadual.
A equipe de judô do Instituto Ramacrisna de Betim, se destacou, conquistando cinco medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Os vencedores foram Anna Lara, Ray Lucas, Joyce Alessandra, Yasmin Emilly e Luiz Felipe em primeiro lugar; Isabela Rodrigues e Anna Julia Rodrigues em segundo; e Diego Sampaio, Davi de Oliveira, Nicoly dos Santos e Lavínya Estevam em terceiro.
O grande destaque da equipe foi a atleta Anna Lara, que se tornou tricampeã na competição. O técnico da equipe, Caliton Santos, elogiou a dedicação e disciplina de Anna, destacando o comprometimento de todos os atletas nos treinamentos. “É inspirador ver o quanto esses jovens se dedicam, superando desafios diários para alcançarem suas metas no judô”, afirmou.
Com a participação destacada nos Jogos Estudantis de Minas Gerais, a equipe de judô do Instituto Ramacrisna se prepara para competir em âmbito nacional. Anna Lara e Ray Lucas foram classificados para o JEBs – Jogos Escolares Brasileiros, em Recife. Além disso, Luiz Felipe, Joice Alessandra e Yasmin Emilly participarão do JEJ – Jogos Escolares da Juventude, realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em João Pessoa.
Fotos: Comunicação Ramacrisna