BETIM 86 ANOS: QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!

Nesta terça-feira (17), Betim comemora 86 anos de emancipação política, e para celebrar a data, apresentamos um breve relato da história de Betim, ilustrado com fotos das décadas de 1940, 1950 e 1960, extraídas do projeto Resgate Fotográfico da Memória de Betim.

A foto principal mostra a segunda sede da Prefeitura, instalada em uma casa na Avenida Governador Valadares, esquina com a Avenida Amazonas, centro, próximo à Casa Ady. Na segunda imagem, vemos José Trigueiro, o primeiro prefeito de Betim, que tomou posse em 1950. Confira mais fotos a seguir.

Comemoração do primeiro aniversário de Betim em frente à Prefeitura, na Avenida Governador Valadares.

Tudo começou no século XVIII, quando Joseph Rodrigues Betim, cunhado do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, solicitou e obteve do Conselho Ultramarino da Corte Real Portuguesa, em 1711, a Carta de Sesmaria referente às terras localizadas no vale do Ribeirão da Cachoeira (atual Rio Betim). Na época, essas terras pertenciam ao vasto território da primitiva Vila Real de Sabará.

Vista aérea do centro de Betim.

Em 1754, o povoado passou a ser conhecido como Arraial da Capela Nova do Betim. Já em agosto de 1797, quando Bernardo José Lorena, Conde de Sarzedas, assumiu o governo da Capitania de Minas, foram criados novos distritos, entre eles o de Capela Nova do Betim.

Avenida Governador Valadares, esquina com a Avenida Amazonas.

Com o advento da República, em 1890, houve uma reforma político-administrativa baseada na nova Constituição, alterando o quadro territorial de Minas Gerais. Por essa reforma, o “Termo de Santa Quitéria” (atual Esmeraldas) foi desmembrado de Sabará em 1901, sendo elevado à condição de município. Capela Nova do Betim passou então a integrar o território de Santa Quitéria. Em 7 de setembro de 1923, foi criado o distrito de Betim, com sede no povoado homônimo, mas ainda vinculado ao município de Santa Quitéria.

HÁ 86 ANOS, BETIM DEIXOU DE SER DISTRITO E SE TORNOU MUNICÍPIO

Em 1938, os moradores de Betim alcançaram seu grande objetivo: a elevação do distrito à categoria de município, conquistando sua emancipação político-administrativa por meio do Decreto nº 148, de 17 de dezembro, assinado pelo governador Benedito Valadares Ribeiro.

Avenida Amazonas, atualmente, em frente à Loja Móveis São Geraldo/Lapinha.

As solenidades de instalação do Município e da Comarca de Betim ocorreram em 1º de janeiro de 1939. Em 1948, o território de Betim foi reduzido com a criação do município de Contagem, e em 1962, com a criação do município de Ibirité.

Avenida Amazonas, atualmente, em frente à Banca do Bené.

Hoje, ao completar 86 anos, Betim conta com quase 500 mil habitantes e soma um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 24 bilhões, ocupando o quarto lugar no ranking das cidades mineiras. Entre suas principais empresas estão a Refinaria Gabriel Passos, da Petrobras, e a Stellantis (antiga Fiat Automóveis).

Praça Tiradentes, atualmente, em frente à Câmara Municipal.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!