Nesta quinta-feira (5), os internautas foram surpreendidos por uma postagem agressiva contra o candidato a prefeito Heron Guimarães (União Brasil). Criminosos virtuais criaram uma página falsa, semelhante ao “Portal Agita”, do influenciador Adeilson Andrade. As publicações visam denegrir a imagem do candidato, envolvendo sua família e outras pessoas com conteúdos absurdos e fictícios. O caso já foi denunciado à Polícia Civil, especialmente à Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, para identificar e punir os responsáveis pela notícia falsa. O perfil falso já foi removido do ar.
O influenciador Adeilson Andrade publicou a seguinte nota no Portal Agita:
“Viemos a público para esclarecer e desmentir uma notícia falsa atribuída indevidamente ao nosso portal. Criaram uma página falsa com a intenção de disseminar conteúdo enganoso e difamar pessoas inocentes, prejudicando não apenas as vítimas dessas calúnias, mas também a credibilidade de nossa plataforma.
Queremos enfatizar que o verdadeiro site do Portal Agita é portalagita.com.br e qualquer informação oficial será divulgada por meio dessa plataforma. Lamentamos profundamente qualquer transtorno que essas informações falsas possam ter causado e reafirmamos nosso compromisso com a veracidade e precisão das informações que publicamos.
Não toleraremos este tipo de conduta e já estamos tomando todas as medidas judiciais cabíveis para identificar e responsabilizar os responsáveis por esta ação criminosa. Pedimos a compreensão de todos e solicitamos que informações duvidosas sejam sempre verificadas diretamente em nosso site oficial.
Agradecemos a confiança e o apoio de nossos leitores.”
Atenciosamente, Adeilson Andrade/Portal Agita
A equipe do Jornal Closé se solidariza com Adeilson Andrade e espera que o caso seja investigado e que os culpados sejam responsabilizados pela disseminação de fake news.