Nove atletas do programa Viva o Esporte, representarão a cidade no Campeonato Brasileiro de Atletismo para pessoas com deficiência intelectual, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI). A competição ocorrerá entre os dias 4 e 6 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A delegação betinense é formada por cinco mulheres (todas com síndrome de Down) e quatro homens (dois com síndrome de Down e dois com deficiência intelectual). Eles competirão em provas como 100m, 200m, 1.500m, 3.000m, lançamento de dardo e salto em distância.
Destaque para a atleta Raysa Mendonça, bicampeã mundial no arremesso de peso e campeã no lançamento de dardo (classe T21). Ela conquistou os títulos no Trisome Games 2023, realizado na Turquia, e é uma das principais esperanças de medalha da equipe.
O torneio, realizado anualmente, distribui pontos para o ranking nacional, que classifica atletas para competições internacionais, como os Global Games e o Trisome Games. Além disso, o desempenho pode garantir acesso ao Bolsa Atleta, programa federal que financia competidores de alto rendimento.
Foto: Secom/PMB