A Prefeitura de Betim publicou nesta quinta-feira (2) o edital de chamamento público para concessão de auxílio financeiro a blocos de rua que participarão do pré-carnaval 2025. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro e terá como novidade o aumento do valor destinado a cada bloco, que subiu de R$ 9 mil para R$ 10 mil. Ao todo, 16 grupos carnavalescos poderão ser contemplados com o recurso.
Os blocos interessados têm até o dia 17 de janeiro para entregar a documentação exigida na Secretaria Municipal de Arte e Cultura, localizada no Centro Administrativo. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30.
De acordo com o edital, apenas blocos de Betim sem trio elétrico e com, no mínimo, 50 integrantes poderão participar. O representante do grupo, seja pessoa física ou jurídica, deve ser maior de 18 anos, residir na cidade há pelo menos dois anos e, no caso de entidades jurídicas, comprovar sede no município.
As propostas serão avaliadas por uma comissão que atribuirá notas com base em critérios como criatividade dos abadás, tempo de existência do bloco, história, bateria, estandarte, repertório e participação em ações sociais, uma novidade desta edição.
A secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, destacou as melhorias no edital. “O aumento do incentivo e a inclusão do critério social reforçam nosso compromisso com os blocos autênticos de Betim. Queremos fortalecer a tradição carnavalesca da cidade e garantir um evento ainda mais animado e inclusivo.”
O prefeito Heron Guimarães também enfatizou o impacto do pré-carnaval na economia local e na cultura da cidade. “No ano passado, recebemos mais de 18 mil pessoas. Este ano, nossa expectativa é ainda maior, reafirmando Betim como um polo cultural e festivo.”
A íntegra do edital está disponível no site da prefeitura, no Diário Oficial do Município, edição 3044.