A intervenção, orçada em R$ 6 milhões, é executada pelo consórcio das empresas Construtora Poros e Construtora Comim, com recursos próprios da Prefeitura de Betim e a fiscalização a cargo da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).
De acordo com Wilton Magno, presidente da autarquia, os serviços já atingiram 40% de execução. “A intervenção é fundamental para a mobilidade urbana e o saneamento da região, mas estava temporariamente suspensa em razão das chuvas”, explicou.
Nesta nova fase, será concluída a instalação do sistema de drenagem, com a conexão das tubulações às caixas de passagem em concreto pré-moldado, localizadas nos pontos de confluência com outros córregos e redes de vias adjacentes. Em seguida, a via passará por terraplanagem e preparação do subleito, garantindo maior durabilidade ao pavimento.
Com 540 metros de extensão, a Avenida Yecoaba liga a Avenida Yete à Rua Afonso Portes Barcelar. Uma vez pavimentada, a via terá um papel estratégico na integração do bairro Icaivera ao centro de Betim, reduzindo pela metade o tempo de deslocamento entre as duas regiões.
A expectativa é que, após a conclusão, a nova avenida melhore significativamente o tráfego e a infraestrutura de saneamento local.
Fotos: Guga Ribeiro