AGORA É PRA VALER, SENADO APROVA VOLTA DO DPVAT E PROPOSTA SEGUE PARA O PRESIDENTE LULA “BATER O MARTELO”

O Senado aprovou na última quarta-feira (08) a proposta de recriação do DPVAT, que agora se chamará Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT) com valor previsto em R$50 e R$60,00 anual. Com 41 votos a favor, o texto agora segue para sanção do presidente Lula (PT), após ter sido validado, anteriormente, pela Câmara dos Deputados.

O DPVAT foi extinto em 2021 durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), resultando na suspensão das indenizações para vítimas de acidentes a partir de novembro de 2023, devido ao esgotamento dos recursos. O novo projeto visa garantir recursos para indenizações por morte, invalidez permanente e reembolso de reabilitação profissional após invalidez parcial, além de serviços funerários.

Para solicitar a indenização, será necessário apresentar prova do acidente e dos danos causados. Em caso de morte, a certidão de óbito deve comprovar a relação entre o acidente e o falecimento, ou então será exigida a certidão de autópsia do IML. Restrições se aplicam a ressarcimentos por assistência médica e suplementar, sendo reembolsados apenas tratamentos indisponíveis no SUS local.

O valor da indenização será determinado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados, com pagamento em até 30 dias após a apresentação dos documentos, podendo ser corrigido pelo IPCA em caso de atraso. A taxa do seguro ainda será definida, com gestão a cargo da Caixa Econômica Federal, responsável pelo processamento das indenizações.

Dos recursos arrecadados, até 40% serão destinados a estados e municípios com transporte coletivo, outros 40% para custeio médico-hospitalar das vítimas e 5% para a Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito.

Fotos: Redes Sociais

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!