Na manhã deste domingo (28), foi realizada a convenção da Federação Brasil Esperança, formada pelos Partido Verde (PV), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), para a disputa pela Prefeitura de Betim nas eleições deste ano. O médico Vinícius Resende (PV) teve seu nome homologado como pré-candidato a prefeito pela Federação, tendo como pré-candidata a vice-prefeita a professora e sindicalista Ana Paula Ribeiro.
Além da chapa majoritária, foram aprovados os nomes de 24 pré-candidatos a vereador pelos partidos PV, PT e PCdoB, que pertencem à mesma federação. No entanto, a chapa que traz Vinícius e Ana Paula tem enfrentado divisões internas na Federação. Por exemplo, o PCdoB, apesar de fazer parte da Federação, declarou publicamente seu apoio à chapa de Heron Guimarães (União Brasil) e Cleusa Lara (PL), dupla indicada pelo prefeito Vittorio Medioli para dar continuidade ao seu legado na Prefeitura de Betim.
O “fogo amigo” contra os companheiros do mesmo partido, promovido pelo tradicional petista Jésus Lima, é outra dificuldade interna enfrentada pela chapa de Vinícius e Ana Paula. O ex-prefeito já fez várias denúncias na tentativa de impedir a homologação do nome de Vinícius, incluindo a acusação de que o médico é bolsonarista e outras graves acusações ao grupo que, segundo ele, está por trás de Vinícius. Recentemente, uma ação impetrada por apoiadores de Jésus Lima na Justiça Eleitoral, tentando impedir a convenção da Federação, teve o pedido de tutela antecipada indeferido pelo juiz responsável. Por telefone, Jésus disse à reportagem que apenas a liminar foi indeferida, e que o processo continua. “A luta contra o coronelismo dentro do Partido dos Trabalhadores continua”, disparou o ex-prefeito.
Fotos: Divulgação