ABRIL AZUL: TEMA SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO FOI DISCUTIDO NA CÂMARA MUNICIPAL

Os vereadores da Câmara de Betim realizaram uma Audiência Pública na noite de quarta-feira, 26, para debater a assistência ao paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aos seus familiares. A iniciativa partiu do vereador Professor Alexandre Xeréu, por meio do Requerimento nº 1.336/2023. O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leo Contador, fez a abertura dos trabalhos e sugeriu que o Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (CRAEI) seja ampliado e descentralizado com o apoio da Câmara Municipal.

 

O vereador Professor Alexandre Xeréu coordenou as atividades da Audiência Pública e, em seu pronunciamento inicial, ressaltou o esforço e a dedicação das mães de filhos com o TEA. O parlamentar revelou que, após o nascimento de seu filho, Augusto, que tem o TEA, passou a entender e estudar com afinco os problemas que afligem esse público. “Vou atuar com dedicação na luta para obter mais conquistas para as famílias. Além das crianças e dos jovens, há adultos com autismo que precisam ter seus direitos respeitados”, afirmou.

Na oportunidade, várias mães apresentaram seus relatos e as dificuldades para conseguir tratamento para os filhos com TEA na rede pública de saúde. Posteriormente, elas questionaram as autoridades presentes sobre suas reivindicações. O evento contou com a bela apresentação musical de alunos do CENSA.

Dentre os presentes, destacamos a diretora-presidente do Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção (CENSA), Dra. Natália Inês Costa, a presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência e conselheira seccional da OAB/MG, advogada Michelly Siqueira, a vice-prefeita Cleusa Lara, secretário adjunto da s
Saúde, Vitor Amaral e o advogado Lucas Neves.

Foto: Divulgação.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!