No último domingo (19), a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Arte e Cultura, deu início oficial aos preparativos para o Pré-Carnaval 2024 em um evento no Clube Atlético Rodoviário. O secretário municipal de Gabinete, Heron Guimarães, representou o Prefeito Vittorio Medioli. Dentre as demais autoridades, membros da comunidade carnavalesca e o coreógrafo Carlinhos de Jesus marcaram presença.
Segundo a secretária de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, o edital para o Carnaval 2024 será publicado em breve, destacando a intenção de envolver ativamente dirigentes e blocos de rua na construção do evento. O pré-carnaval está previsto para ocorrer uma semana antes do carnaval oficial, entre 10 e 13 de fevereiro.

Durante o evento, Carlinhos de Jesus elogiou o projeto de desenvolver ainda mais a celebração carnavalesca em Betim, ressaltando a alegria de participar desse momento. “Betim está fazendo parte desse grande cenário cultural brasileiro. A cultura da folia, da alegria, tão característico de nosso país. Então fica aqui meu abraço e minha admiração ao prefeito Vittorio Medioli e a todos os seus parceiros nessa iniciativa. É uma alegria estar aqui para dar o ponta-pé inicial a essa festa linda que se desenha para 2024”, ressaltou Carlinhos de Jesus.

O Chefe de Gabinete, Heron Guimarães, expressou a intenção da gestão de resgatar a força das celebrações carnavalescas na cidade, “é um momento único em nossa cidade, o lançamento do pré-carnaval com tamanha representatividade popular, demonstra o compromisso da Prefeitura de Betim com a cultura e a arte betinense”. Finalizou Guimarães.
O evento também contemplou a entrega do Troféu Adelson Coelho, uma homenagem a personalidades ligadas ao movimento carnavalesco em Betim. Adelson Coelho, idealizador do troféu, enfatizou a importância de unir forças com a prefeitura para fortalecer e desenvolver a arte e a cultura do Carnaval em Betim.

Ao final da solenidade, o carnavalesco Getúlio Borges, presidente do Samba Sete, pegou o microfone e tomou a liberdade de convidar o puxador de samba, Coelho Autómóveis, para cantar o enredo da escola, “Igreja Velha”. A nostalgia tomou conta do ambiente, remetendo aos bons carnavais que a cidade já promoveu.
