Em solenidade nesta segunda-feira (20), que contou com a presença do governador Romeu Zema, do presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, e do prefeito Vittorio Medioli, a empresa, dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Ram e Citroën, anunciou que destinará R$ 14 bilhões ao polo industrial de Betim de 2025 a 2030. O investimento será usado para introduzir a tecnologia híbrida-flex, além dos elétricos, impulsionando o lançamento de 40 produtos neste período.
Além desse montante, a empresa manterá o investimento de R$ 454 milhões para a ampliação da capacidade de produção de motores flex de alta eficiência e baixas emissões, associados às tecnologias de “hibritização” de sua frota, com uma tecnologia chamada Bio-Hybrid. A capacidade de produção de motores na planta passará dos atuais 200 mil para 1,1 milhão ao ano. Este é o maior investimento já realizado na montadora de Betim.
O prefeito Vittorio Medioli celebra a expansão: “No Brasil, se produzem cerca de 3 milhões de motores automotivos. Betim, então, estará produzindo 1/3 de toda a produção brasileira. Isso nos coloca na ponta como o maior município produtor de motores a etanol do Brasil e até do mundo.”
A ampliação da unidade deverá ser finalizada ainda em 2025. A investida é um passo para que a empresa se prepare para produzir modelos híbridos e elétricos com maior eficiência de custo até 2030, quando serão lançados pelo menos oito modelos do tipo. A estratégia passa pelo compromisso assumido pela empresa de zerar suas emissões de carbono a nível global até 2038.
“As novas tecnologias para carros híbridos ou elétricos, com a nossa tecnologia de segurança veicular, aumentam o custo dos carros. Se quisermos ser acessíveis e que nossos carros possam ser comprados pela maioria dos consumidores, pela classe média brasileira, precisamos compensar esse maior custo sendo mais eficientes nos nossos processos, na gestão e na produção”, afirmou Cappellano.
O governador Zema comentou sobre a importância do aporte: “Com esse investimento, a Stellantis assegura a participação de mercado, e ainda gera empregos. O Estado se desenvolve e aumenta a base de arrecadação. Minas, na situação financeira que está, precisa muito melhorar sua arrecadação. Nós somos contrários a qualquer aumento de tributos, mas favoráveis ao aumento da produção econômica. Além disso, a Stellantis está produzindo um veículo mais verde, que é a tendência mundial, ajudando o Estado a cumprir metas sustentáveis.”
LEAPMOTOR
Sem dar maiores detalhes, a empresa também confirmou que está se preparando para trazer a marca chinesa Leapmotor, que produz modelos elétricos, para a América do Sul até o fim deste ano. Em 2023, a Stellantis adquiriu 20% da startup chinesa, em troca de um investimento de US$ 1,6 bilhão. A aposta, agora, ganha novos contornos com a chegada do produto no país. A ideia é que a joint venture firmada com a Leapmotor faça com que a empresa freie o ganho de mercado da BYD no Brasil.
Além de apoiar a distribuição dos modelos da Leapmotor no país, a Stellantis se beneficiará de ganhos com a troca de tecnologia com a startup chinesa. O executivo considera a parceria um “ganha-ganha” e aponta que não haverá canibalização de mercado.
Fotos: Edinho Dutra