Betim agora conta com uma unidade da Justiça Federal. A solenidade de inauguração ocorreu na manhã desta quarta-feira (03), no Monte Carmo Shopping, com a presença do prefeito Vittorio Medioli, da vice-prefeita Cleusa Lara, do procurador-geral do município, Joab Ribeiro Costa, o Juiz Federal e Diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Antonio Francisco do Nascimento, a Desembargadora Federal e Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Seção, Mônica Sifuentes, e a Presidente da OAB/Betim, Erlinda Silva.
O prefeito Medioli destacou a importância do serviço que será oferecido aos betinenses, que, a partir de agora, terão acesso facilitado a diversos serviços da Justiça Federal, graças à inauguração da Unidade Avançada de Atendimento (UAA). Segundo ele, não será mais necessário se deslocar até Belo Horizonte para realizar perícias médicas para benefícios previdenciários, instruções e julgamentos de litígios com entes federais, além de atermações e emissão de determinadas certidões. O atendimento ao público começa na quinta-feira (04), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
As Unidades Avançadas de Atendimento são postos que visam aproximar a Justiça Federal dos cidadãos em localidades sem sede formal do órgão, utilizando tecnologias como videoconferências para garantir o acesso aos serviços. Em Betim, a prefeitura intermediou a cessão de um espaço adequado e forneceu materiais administrativos, além de dois servidores municipais para apoiar os atendimentos.
A nova UAA de Betim passa a integrar a jurisdição da subseção judiciária de Belo Horizonte, com competência para ações dos Juizados Especiais Federais. Segundo o procurador-geral do município, Joab Ribeiro Costa, o acordo de cooperação com a Justiça Federal visa garantir o direito constitucional de acesso à justiça, proporcionando um serviço acessível, rápido e efetivo, sem a necessidade de deslocamento para Belo Horizonte.
Fotos: Edinho Dutra