A Prefeitura de Betim deu início, nesta terça-feira (4), a uma nova etapa das obras de mobilidade urbana e requalificação viária na cidade. As intervenções começaram pelo recapeamento de vias no centro, com foco na rua Cônego Domingos Martins, no trecho entre a Praça Milton Campos e a rotatória que se conecta à rua Santa Cruz. Os serviços, executados pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), têm previsão de conclusão em cinco dias.
A obra, no entanto, exigirá ajustes no trânsito local. As linhas de transporte público 34, 70 e 270 terão seus itinerários alterados, deixando de passar pela via no sentido Centro/bairro. O desvio será feito pela avenida Padre Osório, seguindo pela marginal da BR-381, rotatória da avenida JK e rua Rita Umbelina de Jesus. Já no sentido oposto, o tráfego permanecerá liberado. As mudanças no transporte coletivo estarão disponíveis para consulta no aplicativo Clicabus, facilitando a mobilidade dos usuários.
Serviços noturnos e nova sinalização:
Na próxima semana, as obras avançarão para as ruas Amin Fares Debian e Rio de Janeiro, com serviços realizados no período noturno, a partir das 20h. Para reduzir os impactos no trânsito, será adotado um esquema de “pare e siga”, com interdição alternada de faixas. Após o recapeamento, todas as vias receberão nova sinalização horizontal, garantindo maior segurança e organização no tráfego.
Ao todo, cerca de 1,5 km de vias serão recapeados, incluindo o contorno da Praça José Lino da Silva, no bairro Brasileia. O presidente da Ecos, Wilton Magno Leite, destacou a importância das intervenções: “A retomada desse trabalho garante mais segurança e conforto para motoristas e pedestres, além de contribuir para a fluidez do trânsito na região central. Estamos utilizando um asfalto de alta qualidade, que prolonga a durabilidade das vias e reduz a necessidade de manutenções frequentes”.
As obras fazem parte de um esforço contínuo da Prefeitura para melhorar a infraestrutura viária da cidade, promovendo maior qualidade de vida para os betinenses.
Fotos: Secom/PMB