O projeto de extensão da Via Expressa, que ligará Betim a Brumadinho, foi autorizado pelo Governo de Minas e deve ser iniciado ainda em 2025. A obra promete facilitar o acesso ao Museu Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto da América Latina, e será financiada exclusivamente com recursos estaduais, provenientes das compensações pelo desastre ambiental da Vale.
De acordo com o prefeito de Betim, Heron Guimarães, a nova ligação deve reduzir significativamente o tempo de viagem entre Belo Horizonte e o museu, permitindo que o trajeto seja feito com mais agilidade e segurança. “Essa obra é uma grande conquista. Já discutimos com a secretária de Estado e Gestão, Luísa Barreto, e o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares. Quero agradecer ao governador que, no sexto dia de sua gestão, já anunciou essa importante medida para Betim”, declarou o prefeito durante entrevista ao programa “Café com Política”, do jornal “O TEMPO”, na quinta-feira 9.
A licitação do projeto deve ser realizada nos próximos meses, com expectativa de início das obras ainda este ano. Heron destacou que o impacto positivo vai além do turismo, beneficiando também o fluxo de trânsito em toda a região metropolitana. “Esse projeto vai trazer agilidade e segurança não só para Betim, mas também para Contagem, Belo Horizonte e Brumadinho, conectando o eixo metropolitano de forma eficiente.”
Fotos: Laryssa Gabriella