O prefeito eleito Heron Guimarães já anunciou sete nomes que farão parte do seu governo a partir de 1º de janeiro. Até o momento, as escolhas têm sido predominantemente técnicas, o que não gerou tanto alvoroço político. Na última sexta-feira (19), por meio de suas redes sociais, Heron antecipou que os novos titulares das secretarias de Esportes, Comunicação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico – entre outras áreas estratégicas para a administração – devem ser anunciados nos próximos dias.
Nossa reportagem apurou que o nome mais cotado para assumir a pasta de Esportes, que deverá voltar a ser Secretaria de Esportes (SELT) na Reforma Administrativa que o novo Chefe do Executivo enviará à Câmara Municipal, é o do ex-vereador Weliton Sandro de Abreu, conhecido como Sapão. Importante liderança política na cidade, ele foi coordenador da campanha de Heron e Cleusa. Quando vereador, foi o mais votado de sua legislatura, além de ser um empresário reconhecido no setor de hortifrúti em Minas Gerais. Caso sua nomeação se confirme, Sapão pretende dar continuidade ao seu projeto político, preparando o “pulão” para a Assembleia Legislativa de Minas.
Informações extraoficiais indicam que alguns ocupantes de cargos atuais devem ser mantidos. O advogado Joab Ribeiro continuará na Procuradoria Geral do Município, enquanto Vitória Pereira Paiva permanecerá na Chefia de Gabinete do Executivo. A atual Superintendente de Projetos, Bárbara Gomes, assumirá a Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, substituindo Marco Túlio Freitas, que deixará o cargo para assumir uma posição na Prefeitura de Contagem. Já o secretário de Governo, Jaime Thalles, anunciou aos vereadores que deixará o cargo no dia 31 de dezembro.
Outros nomes que tiveram papel relevante na campanha de Heron e Cleusa também devem compor o próximo governo. O advogado Thiago Flores, por exemplo, deverá assumir a Secretaria de Cultura, enquanto Fabrício Freitas (Cor & Arte) está cotado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cargo que já ocupou na gestão do ex-prefeito Carlaile Pedrosa. Sobre a presidência da Ecos, Heron mantém total discrição, e há rumores sobre a possibilidade de retorno da Secretaria de Obras, com a desativação definitiva da Ecos.
Fotos: Vladmir Araújo
Respostas de 2
Betim continuará crescendo.
Betim tem a mais robusta plataforma de crescimento social e econômico de todo o Estado de Minas, esta em processo uma nova onda de prosperidade para nossa cidade, peço a Deus que abençoe nosso prefeito eleito Heron Guimarães e toda sua equipe que estará a frente deste grande projeto!