A Prefeitura de Betim intensifica, entre os dias 16 e 20 de dezembro, as ações de combate às arboviroses – dengue, chikungunya e zika – nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Durante a Semana de Combate à Dengue, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção dessas doenças e do controle do mosquito Aedes aegypti, principal vetor, para evitar uma nova epidemia no próximo ano.
Os Agentes Comunitários de Saúde estão reforçando as visitas domiciliares, orientando as famílias sobre como controlar a infestação do mosquito. Além disso, distribuem materiais informativos e ensinam a prática dos “10 minutos contra o Aedes”, que consiste em reservar um momento semanal para eliminar pontos de água parada nos imóveis.
Nas UBSs, os usuários também recebem orientações sobre como combater o mosquito e eliminar possíveis criadouros. Segundo a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana, o período de baixa infestação é ideal para intensificar as ações preventivas: “O período chuvoso já começou, e precisamos unir forças para eliminar todos os criadouros. Estamos fazendo a nossa parte enquanto poder público e contamos com a colaboração da população para combater o Aedes aegypti.”
Vacinação contra a dengue
A vacinação contra a dengue também integra as ações desta semana. As equipes da Saúde da Família estão realizando busca ativa de crianças de 10 a 14 anos – público-alvo da imunização – que ainda não receberam a primeira dose ou estão com a segunda em atraso.
A vacina está disponível nas UBSs, de 8h às 17h. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. No ato da vacinação, é necessário que a criança esteja acompanhada por um responsável maior de idade, que deve apresentar documento de identificação, além da identidade e do cartão de vacinas da criança. Após a aplicação, é recomendada uma espera de 20 minutos na unidade para observação.
Foto: Redes Sociais