Dando sequência às ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Betim está promovendo mutirões de limpeza em regiões críticas do município. Nesta semana, a mobilização começou nesta terça-feira (10), na regional Vianópolis, e continuará na próxima quarta-feira (18), na regional Norte. As atividades envolvem equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Ecos (Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito) e das Gerências Regionais.
Durante as ações, agentes de combate a endemias (ACEs) visitam residências para orientar os moradores sobre medidas preventivas contra a proliferação do mosquito. Estão sendo distribuídas capas para reservatórios de água e, em casos necessários, aplicados larvicidas de baixa toxicidade. Além disso, objetos que possam acumular água serão recolhidos pelas equipes de limpeza urbana, e pontos de descarte irregular serão devidamente limpos.
As áreas escolhidas para os mutirões apresentam altos índices de infestação, conforme o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro. Nas regionais Icaivera, Norte e Vianópolis, os índices superaram 4%, indicando alto risco de epidemia. Na semana passada, um mutirão realizado na regional Icaivera recolheu quatro caminhões de móveis velhos e resíduos, além de 27 caminhões de entulhos descartados de forma irregular.
Além dos mutirões, o trabalho rotineiro dos ACEs continuará em residências, comércios e terrenos baldios, reforçando a conscientização e a eliminação de focos.
Essas medidas refletem o esforço conjunto da administração municipal e da comunidade no combate ao Aedes aegypti, visando evitar surtos de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Fotos:Secom/PMB