O sistema de ensino municipal alcançou uma importante conquista na última quinta-feira (5), quando o Ministério da Educação concedeu ao município a categoria ouro do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024. O reconhecimento, oficializado no Diário Oficial da União, destaca os esforços de Betim em garantir a alfabetização plena de crianças até o 5º ano do ensino fundamental, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da covid-19.
O Selo Nacional integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do MEC que celebra os avanços na alfabetização em todo o país. O programa busca assegurar que as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental e promover a recuperação da aprendizagem dos alunos do 3º, 4º e 5º anos, prejudicados pela pandemia.
Betim foi destaque por atingir a pontuação máxima nos 20 eixos avaliados, que incluem a formação de professores e gestores escolares, a infraestrutura física e pedagógica, o fornecimento de materiais didáticos complementares e a promoção de práticas de leitura adaptadas à realidade sociocultural dos alunos.
A secretária municipal de Educação, Marilene Pimenta, destacou o trabalho realizado ao longo dos últimos anos. “Esse reconhecimento coroa os esforços da gestão para erradicar o analfabetismo em Betim. Investimos na capacitação de profissionais, no reforço pedagógico para alunos afetados pela pandemia e no atendimento de mais de 4 mil crianças pelo projeto Mais Alfabetização. Além disso, adquirimos mais de 120 mil livros para incentivo à leitura e construímos 16 novas creches, criando mais de 6 mil vagas. Hoje, as crianças de Betim saem das creches já alfabetizadas”, afirmou.
A conquista do Selo Ouro reforça o compromisso de Betim com uma educação de qualidade e inclusiva, consolidando o município como referência no cenário educacional brasileiro.
Fotos: Secom/PMB