A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na manhã desta terça-feira (5) uma capacitação especial para os profissionais da área, com o objetivo de prepará-los para atuar no enfrentamento de calamidades e emergências, especialmente aquelas decorrentes do período chuvoso. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo e contou com a parceria da Superintendência Municipal da Defesa Civil.
As equipes técnicas da Assistência Social receberam orientações para uma atuação ágil e eficaz em possíveis abrigos e nas áreas atingidas por calamidades, como alagamentos e deslizamentos. Elas serão responsáveis pelo acolhimento e atendimento dos indivíduos afetados, bem como pela identificação de demandas específicas.
Durante o encontro, foram abordados temas como a matriz de responsabilidade da Semas no Plano de Contingência, o Plano de Preparação para o Enfrentamento de Situações de Calamidade e Emergências no Sistema Único de Assistência Social (Suas), os instrumentais de preenchimento e monitoramento, a importância do acolhimento, a distribuição de kits de apoio, o desenvolvimento de atividades de integração, a garantia de direitos e proteção, a dinâmica dos abrigos e as atribuições das equipes, além da rotina de trabalho.