O Banco de Leite Humano de Betim está em busca de novas doadoras para aumentar seu estoque de leite humano pasteurizado. A unidade, que atende bebês prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais do Centro Materno-infantil (CMI) de Betim, enfrenta escassez de leite, com apenas 19 doadoras ativas no momento.
Mães que estão amamentando e possuem leite excedente podem colaborar com o Banco de Leite. Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3539-8601, disponível diariamente das 8h às 18h. As doadoras recebem todo o suporte necessário, incluindo recipientes para armazenamento e orientações sobre a coleta e conservação do leite. A coleta do leite é feita semanalmente na casa das doadoras.
Em setembro, o Banco de Leite coletou 67,8 litros de leite, mas apenas 35 litros foram liberados para uso após a pasteurização, devido aos rigorosos padrões de qualidade. Em 2023, o banco processou 1.017 litros de leite humano, beneficiando mais de 330 bebês. Além de Betim, o Banco de Leite também colabora com unidades coletoras em Divinópolis e Contagem.
Cláudia Gonçalves de Oliveira, coordenadora do serviço, destaca a importância do leite materno para o desenvolvimento dos bebês prematuros, afirmando que “para alguns bebês, 1 ml já é suficiente para uma refeição. Além de promover o aleitamento materno, oferecendo orientações às mães sobre a amamentação correta e apoiando aquelas que enfrentam dificuldades”.
Foto: Arquivo JC