HORÁRIO DE VERÃO PODERÁ SER RESSUSCITADO, PARA ALEGRIA DE UNS E TRISTEZA DE OUTROS

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou na última segunda-feira (16), que a volta do horário de verão no Brasil é uma possibilidade concreta e pode ser implementada em até 30 dias. A medida visa um melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica, especialmente nos horários de pico entre 18h e 21h.

Silveira destacou que, embora a proposta seja real, ela ainda está em análise devido a suas implicações energéticas e econômicas. O ministro ressaltou que a decisão não será precipitada, mas, caso necessária, a medida será retomada. Ele também destacou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) já foi orientado a reunir-se com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para desenvolver um plano de contingência para o verão de 2024/2025. Após a reunião, a medida está na mão do presidente Lula, se acata ou não a retomada do horário de verão, ainda neste ano.

Pesquisas indicam que o horário de verão, adotado durante a primavera e o verão, beneficia setores como turismo e o comércio, incluindo bares e restaurantes. Além disso, a importância da medida para reduzir o uso de usinas térmicas durante os picos de demanda energética.

O horário de verão foi instituído no Brasil pela primeira vez em 1931 e vigorou continuamente de 1985 a 2019, quando foi revogado pelo governo federal sob alegação de baixa efetividade na economia de energia. A retomada da medida, no entanto, está sendo cuidadosamente avaliada, levando em consideração os impactos energéticos e econômicos.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!