O PCdoB de Betim realizou sua convenção partidária na quarta-feira (24), de forma virtual. Na ocasião, o Presidente Estadual do Partido, Wadson Ribeiro, aprovou o projeto político do partido em Betim e as seis candidaturas para a disputa legislativa na cidade, com as demais vagas a serem preenchidas pela indicação da Federação.
Os candidatos referendados incluem o atual vereador Tiago Santana, Antônio Carlos (ex-vereador), Maurivar Novais (líder comunitário), Bárbara Ravenna (líder do Movimento Negro e Feminista), Vandecir Di Kina (trabalhador rodoviário) e Priscilla Figueiredo (ex-líder estudantil).
O Comitê Municipal do PCdoB oficializou em junho seu apoio à pré-candidatura de Heron Guimarães (União Brasil) para a direção nacional da Federação Brasil da Esperança. A convenção da FeBrasil em Betim está marcada para o dia 28 de julho.
Flavio Rodrigues, presidente do PCdoB Betim, destacou a expressão política dos candidatos, enfatizando a presença do partido em várias frentes, como educação, saúde pública, direitos das crianças e adolescentes, desenvolvimento, emprego, transporte público, luta antirracista e direitos das mulheres.
Na disputa majoritária, o PCdoB defende a construção de uma Frente Ampla, Plural e Democrática, reunindo diversos partidos políticos com foco na população betinense. O vereador Tiago Santana relatou o debate intenso sobre o projeto eleitoral desde 2023, destacando a aliança política vitoriosa desde 2016, liderada pelo prefeito Vittório Medioli. Ele ressaltou os investimentos e obras realizadas, como escolas, creches, UBS, viadutos e pavimentação de vias, com contribuição significativa do partido na cidade.
O ex-vereador e ex-deputado Geraldo Pimenta ressaltou a contribuição do PCdoB na gestão de áreas como educação, saúde e juventude, além do apoio à candidatura de Heron Guimarães, que reúne 18 partidos para a continuidade de um projeto de sucesso.