Como publicamos no sábado (08), o ex-prefeito de Betim, Jésus Lima, denunciou por meio de um vídeo postado em suas redes sociais que está sofrendo com “fogo amigo” de uma ala de companheiros que estaria tentando inviabilizar sua intenção de ser o candidato do PT para disputar a Prefeitura de Betim. Ele afirmava ser o candidato escolhido pelo partido, mas “um grupo interno decidiu mudar de lado e apoiar um candidato da direita”. No vídeo, Jésus convocou apoiadores para uma plenária na sede do PT na manhã deste domingo (09) para discutir o assunto, o que não aconteceu.
Na verdade, além de Jésus Lima faltar com a verdade e tentar tumultuar o processo eleitoral dentro das normas da Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos da oposição PT, PC do B e PV, o ex-prefeito ignorou o ofício enviado em 6 de junho pelo Diretório Nacional de São Paulo ao diretório de Betim, suspendendo a tal reunião na sede do PT, agendada por Jésus, contrariando orientações do GTE.
O documento oficial foi enviado pelo Diretório Nacional do PT, com sede em São Paulo, sob o número Ofício SORG 26/24, assinado pela Secretária Nacional de Organização, Sônia Braga, para os diretórios estadual e municipal, direcionado ao presidente de Betim, Edson Soró, tendo como assunto “SUSPENSÃO DA REUNIÃO DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE BETIM-MG”.
O Grupo de Trabalho Eleitoral do PT (GTE) diz que tem acompanhado a conjuntura eleitoral em municípios com mais de 100 mil eleitores e que a indicação de candidaturas será homologada pela Executiva Nacional. “Assim, o GTE Nacional orienta o Diretório Municipal de Betim a suspender sua reunião prevista para domingo (09) até a realização da reunião da Comissão Executiva Nacional, prevista para o dia 10 de junho de 2024”, finalizou o documento.
Com esta mexida no tabuleiro do Diretório Nacional, o PT deverá contentar-se com a indicação do nome de vice-prefeito, rachando de vez os “companheiros” da Federação PV, PT e PC do B.