O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), indicou que a maioria dos senadores apoia o fim da reeleição e ressaltou a importância de discutir o tema visando o futuro do Brasil. “O instituto da reeleição foi positivo, foi proveitoso, foi bom para o Brasil? As respostas que ouço, na maioria das vezes, é que não, que a reeleição não fez bem ao Brasil. Pensando o país para o futuro, vencidos os direitos adquiridos e a normalidade, o instituto da reeleição foi algo positivo ou não? É esse debate que nós faremos. E já adianto, no âmbito do Senado Federal, há uma ampla maioria favorável ao fim da reeleição”, afirmou Pacheco na segunda-feira (20).
O projeto em discussão no Senado propõe o fim da reeleição para governadores, prefeitos e presidente da República, além de aumentar o tempo de mandato para cinco anos. Durante uma audiência em março, o relator do projeto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), explicou que as mudanças seriam implementadas com um período de transição, passando a valer para as eleições de 2028 e 2030.
O debate sobre a reeleição é visto como crucial para o futuro político do país, com o Senado Federal se posicionando majoritariamente a favor de uma mudança significativa nas regras eleitorais vigentes.
Foto: Redes Sociais