As mídias sociais têm impactado os hábitos e costumes da população, criando novas necessidades e ditando novas regras de conduta e de consumo, inclusive na área da saúde. O autodiagnóstico e a automedicação, influenciados por publicações na internet, têm se tornado uma tendência que pode trazer riscos para à população. Neste contexto, a Prefeitura de Betim promove, na próxima quarta-feira (08), o “1º Seminário de Uso Racional de Medicamentos: desafios na era digital”. O evento, que tem entrada gratuita e é aberto a todos que queiram debater o tema, ocorre das 8h às 17h, no auditório do Centro Administrativo da prefeitura. Os interessados em participar podem realizar a inscrição pelo link: encurtador.com.br/lFQSY
O uso das mídias e plataformas sociais já afeta o uso de medicamentos no Brasil e pode ser uma grande armadilha. Uma pesquisa recente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) revelou que, no Brasil, 86% dos entrevistados admitiram tomar medicamentos sem orientação de um prescritor, e 68% dos entrevistados admitiram recorrer às redes sociais para obter orientações sobre saúde.
O seminário vai discutir o impacto e a influência das mídias sociais no uso indiscriminado de medicamentos, com o objetivo de promover a conscientização acerca do uso responsável e propor ações para mitigar a prática da automedicação. “A automedicação pode mascarar doenças graves e retardar o tratamento adequado, o que pode levar a complicações. É crucial conscientizar a população sobre os riscos associados à automedicação e promover a busca por orientação de um profissional de saúde”, orienta a referência técnica da Assistência Farmacêutica, Lidiane Andrade.
Fotos: Redes Sociais