A paratleta Raysa Mendonça, de 23 anos, e sua treinadora, Luciene Lebrão, ambas do programa Viva o Esporte, conquistaram no Trisome Games 2024, em Antalya, na Turquia, três medalhas e o título de campeãs mundiais na modalidade de arremesso de peso na competição.
Ambas foram convocadas pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI). Raysa foi destaque em mais um torneio internacional ao conquistar duas medalhas de ouro: uma no arremesso de peso, com a marca de 7m07, e outra no lançamento de dardos. A atleta também faturou a prata no revezamento de 4×400 metros. Sobre está conquista: “Ganhei duas medalhas e estou gostando muito da viagem. Eu sou a campeã no arremesso de peso e estou muito feliz”, comemora Raysa Mendonça.
O Trisome Games 2024 aconteceu entre os dias 19 a 26 de março, reunindo representantes de 28 países com uma estrutura semelhante à dos jogos olímpicos.
O programa Viva o Esporte é desenvolvido pela Prefeitura de Betim em parceria com o Instituto Ramacrisna, e tem oferecido toda a base da jornada esportiva de Raysa Mendonça. Ela integra o programa desde 2016 e, por meio dele, tem desenvolvido habilidades esportivas, sociais e psicológicas que a auxiliaram na conquista de várias medalhas em competições estaduais, nacionais e internacionais.
Luciene Lebrão, que foi convocada para liderar a parte técnica da delegação brasileira presente na Turquia, comemora os novos feitos.
Fotos: arquivo pessoal.