No último sábado (09), professores e uma aluna da Escola Municipal Aristides José da Silva, do bairro Jardim Teresópolis, foram premiados na 7ª edição do Prêmio Território, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A escola foi uma das dez premiadas entre 365 escolas de 24 estados brasileiros, graças ao “Projeto Valorização da Cultura Pataxó”, desenvolvido ao longo de 2023.
Com mais de 30 mil moradores, o bairro Jardim Teresópolis é conhecido por sua diversidade cultural, abrigando indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais e urbanos. A escola, com mais de 800 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e cerca de 200 estudantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), busca explorar essa diversidade em suas iniciativas pedagógicas.
O “Projeto Valorização da Cultura Pataxó” surgiu a partir da iniciativa de uma aluna, Írisnã da Silva Ferreira, pertencente à etnia Pataxó, que frequentou a escola pintada com os grafismos de sua cultura. Esse evento gerou diversas reações na comunidade escolar, evidenciando a necessidade de promover o diálogo entre os diferentes saberes presentes na escola e na comunidade.
Os professores desenvolveram diversas atividades, como uma oficina de escrita em patxohã (língua Pataxó), uma visita e vivência na Aldeia Pataxó Katurãma, além da criação de um catálogo didático das pinturas corporais Pataxó, sensível ao tato para pessoas com deficiência visual.
O projeto foi associado à Festic (Feira Estudantil de Sustentabilidade, Tecnologias e Iniciação Científica) da escola, com o tema “Ciência e Cultura – Valorizando Diferentes Saberes para Escrever um Futuro Sustentável”, envolvendo toda a comunidade escolar.
A premiação incluiu livros para o acervo escolar, participação em um minidocumentário, uma bolsa de estudos para um curso de graduação e apoio financeiro de R$ 6 mil. A escola e seus professores mostram como a valorização da diversidade cultural pode transformar a educação e a comunidade.
Fotos: Secom/PMB.