Pela primeira vez em sua história, a Guarda Municipal de Betim (GMB) está sob o comando de uma mulher. Midiã Souza Fernandes, de 42 anos, que já atuava como inspetora da GMB, foi nomeada para o cargo, substituindo Anderson Moreira dos Reis. A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (05) do Órgão Oficial, marcando um importante passo na segurança pública do município.
A solenidade de posse da nova comandante será realizada nesta quinta-feira (07), às 16h, no auditório do Centro Administrativo. Midiã Fernandes é graduada em engenharia de produção e pós-graduada em gestão de segurança pública. Ela é servidora da Guarda Municipal desde 2010, tendo sido nomeada inspetora em 2017 e ocupado o cargo de subcomandante da corporação em 2018.
Além disso, Midiã Fernandes também possui experiência na área da Educação, tendo exercido o cargo de vice-diretora da Escola Municipal Aristides José da Silva até o fim de 2023. Em 2015, ela coordenou o projeto Mulheres da Paz, em convênio com o governo federal.
Ao longo de sua carreira, Midiã Fernandes realizou diversos cursos de formação e capacitação pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ela recebeu os prêmios “Guarda Destaque” e “Boina de Ouro” durante sua atuação na GMB, e, na Educação, o prêmio “Machado de Assis 2023”.
Midiã Fernandes expressou seu orgulho em representar a força da mulher como a primeira comandante da Guarda Municipal de Betim. Ela destacou seu compromisso em buscar melhorias na proteção de bens, serviços, logradouros e instalações municipais, especialmente na Educação e na Saúde.
A nova comandante também afirmou que pretende estruturar o trabalho da Patrulha de Proteção à Mulher (PPM), visando prevenir e coibir a violência de gênero, além de trabalhar em conjunto com órgãos integrados de proteção à mulher.
Fotos: Secom/PMB.