A Prefeitura de Betim anunciou a proibição da ocupação da represa Vargem das Flores durante o feriado de Carnaval, em atendimento a um pedido da Copasa e recomendação do Ministério Público. O decreto nº 44.965 visa preservar o reservatório, utilizado para abastecer 12 municípios da região metropolitana, e evitar acidentes. A medida entra em vigor nesta sexta-feira (09) e permanece até a Quarta-feira de Cinzas (14).
Além da ocupação, eventos como festas e passagens de trios elétricos estão proibidos na orla do reservatório. A Guarda Municipal intensificará a fiscalização, contando com o apoio da Defesa Civil, que monitorará o local por meio de drone e embarcação.
A represa, construída na década de 1970, atua como bacia de contenção para evitar inundações em diversos bairros de Betim. Medidas como barricadas nas vias de acesso e fiscalização de veículos serão implementadas, com penalidades para motoristas com irregularidades.
“A Guarda Municipal estará presente para garantir a segurança do local, coibindo práticas irregulares. Contamos com o apoio da população para denunciar qualquer desrespeito ao decreto”, destaca o comandante da Guarda Municipal, Anderson Reis.
A Marinha do Brasil também será acionada para fiscalizar embarcações, visto que a represa não é projetada para esportes náuticos, causando degradação ambiental e dificultando o tratamento da água para consumo humano.
A recomendação do Ministério Público orienta a atuação dos órgãos de segurança para garantir a intensificação da fiscalização durante o período do Carnaval.
Foto: Arquivo/ PMB – Jornal do Closé.