VEJA COMO SOLICITAR A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL QUE JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM MINAS

Os mineiros já podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CNI), lançada no estado desde 27 de dezembro. O documento apresenta um padrão unificado em todo o país, introduzindo elementos de segurança como QR Code e zona de leitura automatizada, visando prevenir fraudes.

O número do CPF será agora o registro nacional do brasileiro, garantindo a mesma identificação em qualquer parte do país. Para obter a CNI, é necessário levar certidão de nascimento ou casamento e um documento com o número do CPF, não sendo mais obrigatório levar fotos 3×4.

A emissão da primeira via e renovações da CNI é gratuita, mas em caso de perda, furto ou roubo, a população arcará com R$ 100,74 pelo novo documento. O prazo para adequação ao novo modelo é até 28 de fevereiro de 2032, enquanto o RG atual permanece válido até então.

Para solicitar a nova identidade, os cidadãos devem agendar um horário pelo site ou app do Governo de Minas Gerais e comparecer ao instituto de identificação mais próximo, apresentando certidão de nascimento ou casamento, documento com CPF, e não sendo mais necessário levar fotos.

A validade da CNI será de 10 anos para pessoas entre 12 e 59 anos, 5 anos para crianças de 0 a 11 anos, e sem vencimento para quem tem 60 anos ou mais. A renovação após o prazo é gratuita, mas há taxa em caso de perda.

A nova CNI extingue o RG, adotando o CPF como único número de registro em todo o território nacional. Apesar do recuo na exclusão do campo “sexo” e da distinção entre nome de registro e social, a mudança representa um avanço na prevenção contra falsidade ideológica, segundo a Polícia Civil.

Fotos: Redes Sociais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!