No último domingo (26), a equipe de Bicicross de Betim brilhou na pista de Varginha durante a 5ª etapa da final do Campeonato Mineiro de BMX, organizada pela Federação Mineira de Bicicross. A Associação de Pais e Amigos do BMX (ASPAM), representando Betim, sob a liderança de Iran Braga, destacou-se com múltiplas classificações em diversas categorias, pois a galera “não deu mole”, e conquistou vários primeiros lugares.
Um, de vários destaques do evento foi o ciclista Guilherme Amaral Teixeira, conhecido como Java’s River. Disputando na categoria Expert 30/34 anos, ele sagrou-se Campeão Mineiro de Bicicross, conquistando o bicampeonato, já que também foi campeão em 2011. Apesar de ter ficado em terceiro lugar na corrida em Varginha, os pontos acumulados em provas anteriores garantiram a vitória e a cobiçada taça, “o caneco”, do campeonato de 2023.
Guilherme, de 31 anos, é casado e filho do casal Leopoldina e Alvimar Amaral. Ele revela que seu apelido, Java’s River, deriva do nome de javali, como era conhecido na adolescência, e “river”, piloto em inglês. Além de suas conquistas no bicicross, ele desempenha o papel de segurança no Tribunal de Justiça de MG, trabalhando no Fórum Lafayete, em BH, por uma empresa terceirizada. Seus treinos intensivos ocorrem duas vezes por semana na pista de Bicicross Aquileu Amaral, no bairro Bueno Franco.

Betim é reconhecida como um celeiro de talentosos atletas do bicicross, destacando em competições com a participação das equipes da ASPAM, presidida por Iran Braga. Entre os diversos talentos, o jovem Inácio Gabriel Brant de Almeida, com apenas 9 anos, conquistou o título de Campeão Mineiro em sua modalidade, no evento realizado, também em Varginha, no dia 6 de novembro.
