Na década de 1980, o encerramento da linha de trem que ligava Betim/Belo Horizonte deixou de circular, e a população betinense ficou sem o Subúrbio, ou seja, um dos seus principais meios de transporte na época. De lá pra cá, a promessa do Metrô, infelizmente nunca se concretizou, mas agora, podermos ver “uma luz no fim do túnel”, depois que o prefeito Vittorio Medioli participou de uma reunião em Contagem para debater o assunto.
A reunião ocorreu na tarde de terça-feira (14), no auditório da Prefeitura de Contagem, com a presença da prefeita Marília Campos, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e do governo de Minas. Na oportunidade, foi apresentado a primeira proposta conceitual para a criação do trem ferroviário de passageiros na região metropolitana de BH. Este projeto visa substituir a antiga promessa do Metrô, propondo trens expressos, com menos paradas, ligando Betim, Contagem à capital mineira.
Para que o projeto “entre nos trilhos”, é crucial que as três prefeituras e o Governo de Minas formem uma comissão técnica. Uma reunião agendada para o dia 23 deste mês, pretende definir ajustes à proposta, transformando-a em projeto e formalizando a minuta da carta de intenções. Este documento será apresentado em Brasília à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Ministério dos Transportes, buscando recursos para viabilizar as obras e aquisições necessárias.
O secretário de Governo, Jaime Thalles também participou da reunião, e como bom mineiro que é, ele não costuma perder o trem, ao lado do Chefe de Gabinete Heron Guimarães, já adiantou em suas redes sociais, que o projeto segue os moldes do antigo Subúrbio. “O trajeto da estação de Betim, na Rua Gravatá, a Contagem, seria feito em cerca de 30 minutos, com paradas no Alterosas, Teresópolis e Beatriz, em Contagem”. Diz a sua publicação.
Crédito das imagens atuais: Edson Dutra/PMB-foto antiga: Projeto Resgate Fotográfico da Memória de Betim