POLÍCIA CIVIL VISTORIA OS PÁTIOS DE INSPEÇÃO VEÍCULAR, ENQUANTO OS EMPRESÁRIOS “EMPLACAM” PREJUÍZOS

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), vinculada à Seplag-MG em trabalho conjunto com a Polícia Civil de Minas Gerais está concluindo as visitas de Avaliação de Conformidade nas 22 empresas de vistoria veicular que serão implantadas em Betim. Até o momento, a cidade já conta com 17 empresas que passaram pelo processo de Avaliação de Conformidade. Deste total, apenas cinco estão aptas a vistoriar veículos de todas as categorias, incluindo carros, motos, caminhões e ônibus, as demais veículos de menor porte.

Nossa reportagem acompanhou a vistoria da Polícia Civil na empresa VG Vistorias localizada no bairro Santa Lúcia na manhã desta terça-feira (31). A credenciada focará nas vistorias de carros e motos, contando com quatro boxes, proporcionando um ambiente eficiente e organizado para a vistoria de veículos. Além disso, os vistoriadores terão ao seu dispor, equipamentos especializados para desempenhar as avaliações com precisão, pois todas etapas serão realizadas por inspeções de acordo com a regulamentação vigente. A segurança é uma prioridade, todas as vistorias serão registradas em vídeo e transmitidas ao vivo para o servidor do (CET-MG), onde ficam armazenadas, garantindo a integridade e transparência em todo o processo.

O pátio de vistoria do bairro Santa Lúcia, como os demais, deverá possuir vagas de espera, garantindo comodidade aos proprietários de veículos que aguardarão o procedimento em uma sala com toda comodidade. De quebra, café, água e sistema de ar condicionado. Para garantir a acessibilidade, o pátio conta com banheiros adaptados, bem como instalações comuns para atender a todos os públicos. 

INÍCIO DOS TRABALHOS DEPENDE DA LIBERAÇÃO DO ESTADO

A previsão é que as operações tenham início após a aprovação do Projeto Piloto que está em curso na cidade de Divinópolis, com uma estimativa de um mês para sua conclusão. Após uma análise dos resultados, eventuais ajustes no sistema serão realizados e as demais cidades de Minas Gerais, irão poder realizar o serviço.

DEMORA PARA “SELAR” O CREDENCIAMENTO CAUSA PREJUÍZOS 

Os empresários aguardam ansiosamente a liberação do serviço, pois o mesmo estão tendo prejuízos do alto investimento, como aluguel do galpão, neste caso em específico, desde maio de 2023. Isto sem contar com demais gastos realizados para a adequação da empresa de acordo com as normas exigidas pelo Governo de Minas.

Para operacionalizar o pátio, será necessário contratar quatro vistoriadores, além de profissionais para as áreas de recepção e limpeza, mas essa fase, somente será executada após o início da operação.

Devido à demora na liberação das vistorias, a projeção é de que o retorno do investimento inicial ocorra em um período de aproximadamente três anos, dependendo da data de autorização pelo Governo de Minas.

A cidade realiza aproximadamente seis mil vistorias veiculares por mês, entre carros, motos, caminhões e ônibus, e está demanda será operacionalizada por um sistema de distribuição automática, assegurando uma distribuição equitativa das demandas aos pátios de Vistorias credenciados no município. 

FOTO: Vladimir Araújo

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!