Considerada uma doença secular, a incidência de sífilis na população de Betim apresentou um aumento alarmante, passando de 3,3 para 101,4 por 100.000 habitantes no período de 2010 a 2022, representando um crescimento de aproximadamente 31 vezes, conforme dados da Vigilância Epidemiológica do município. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Além de representar riscos à saúde do adulto, pode afetar o bebê se a mãe estiver infectada durante a gestação, podendo causar sérias complicações.
Para enfrentar esse cenário preocupante, a Prefeitura de Betim lança uma série de ações de conscientização e prevenção da sífilis a partir da próxima segunda-feira (16). A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sítio Poções dará início às atividades das 7h às 18h, oferecendo testes rápidos, distribuição de preservativos e materiais informativos.
As ações serão expandidas durante todo o mês, sábado (21), das 7h às 17h, em parceria com as atividades do Outubro Rosa. Na UBS Teresópolis realizará atividades de conscientização contra a sífilis, com rodas de conversa, distribuição de material informativo e testes. Além disso, as participantes terão a oportunidade de fazer o teste rápido de detecção da doença.
O Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) também promoverá dois eventos especiais. Serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, além de aconselhamento pré e pós teste, distribuição de material informativo e preservativos. Na quinta-feira (26), a ação ocorrerá no Partage Shopping, das 13h às 18h. Já na terça-feira (31), será na sede do Sepadi, das 8h às 17h.