O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iníciou na segunda-feira (09), à coleta de dados para a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde 2023, em colaboração com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Ao longo dos próximos quatro meses, em Minas Gerais, as equipes de coleta irão visitar cerca de 7.212 domicílios, abrangendo 264 municípios. Para realizar esse trabalho, mais de 200 entrevistadores foram devidamente capacitados no estado.

A PNDS 2023 vai além da investigação das características gerais dos moradores e dos domicílios, incluindo aspectos como educação, trabalho e renda. Ela também aborda a avaliação do estado de saúde, satisfação com os serviços de saúde, aspectos da vida familiar (como uniões, planejamento reprodutivo, filhos, realização de pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos), saúde e nutrição de crianças até cinco anos, bem como questões sobre a vida individual de homens e mulheres. Pela primeira vez, serão coletadas informações sobre orientação sexual e identidade de gênero dos brasileiros.
Além disso, a pesquisa permitirá análises mais detalhadas ao cruzar diferentes variáveis. Dados sobre acesso a cuidados de saúde, planejamento familiar, nutrição e disciplina infantil poderão ser analisados em relação a variáveis socioeconômicas e demográficas. Isso possibilitará, por exemplo, compreender o perfil das mulheres que adiam a maternidade ou, por outro lado, enfrentam gestações não planejadas, considerando aspectos como raça, renda, escolaridade, ocupação e religião.
Os entrevistadores do IBGE estarão devidamente identificados com crachá e portarão um dispositivo de coleta. Para confirmar a identidade do agente, o cidadão pode acessar o site “Respondendo ao IBGE” ou ligar para o telefone 0800 721 8181, fornecendo o nome, matrícula ou CPF do entrevistador.
Fotos: Tomaz Silva/Agência Brasil – Redes sociais.