Na noite do sábado (26), fiéis se concentraram no Museu Paulo Araújo Gontijo, no Centro de Betim e seguiram em procissão até a Capela do Rosário, onde a bandeira de Nossa Senhora do Rosário foi abençoada e hasteada. As celebrações seguiram pela madrugada do domingo, quando uma guarda do Congado conduziu orações e cânticos na igreja, com a participação de centenas de fiéis.
Já na manhã do domingo (27), o evento prosseguiu com a recepção de guardas de cidades vizinhas e de algumas regiões de Betim, seguida por almoço, intercalado por momentos de orações. Às 17h, um novo cortejo sairá da Capela do Rosário, percorrendo as ruas do bairro, com o retorno para a própria igreja, para a celebração da Missa Conga às 18h.
Como de praxe, ao final da Missa, todos féis farão os votos para a festa do próximo ano, quando serão descidas as bandeiras que foram hasteadas no início das celebrações.
O Chefe da Divisão de Patrimônio Histórico da Secult, André Bueno, mencionou que essa celebração é o ponto alto da Festa da Nossa Senhora do Rosário, ele lamenta a ausência da Capitã-mor da Irmandade, Dona Lady, que faleceu um dia antes, do hasteamento da bandeira, no início do mês de agosto.