CORAÇÃO QUENTE: BETIM JÁ É CONSIDERADA UMA DAS CIDADES MAIS ADOTIVAS DO PAÍS

O Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, marca a implantação desse importante procedimento legal em nosso país, por meio de uma lei decretada em 2002. A adoção é um processo pelo qual alguém assume, de forma definitiva e irrevogável, a responsabilidade de criar uma criança ou adolescente nascido de outra pessoa. No Brasil, esse procedimento é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Grupo de Apoio à Adoção de Betim (GAABE), fundado em 2016, tem motivos de sobra para comemorar a data. Graças ao empenho e dedicação a essa nobre causa, Betim se destaca nacionalmente como uma das cidades mais acolhedoras para adoção, abrigando diversas famílias formadas por meio desse processo.

O casal Roseli e Luiz Paulo de Oliveira com as filhas Gabriela e Alexia, dão prova que existe muito amor após adoção.

Todos os membros do grupo de adoção de Betim são voluntários, sendo a maioria formada por pretendentes à adoção ou por famílias já constituídas por meio da adoção. Desde a sua criação, esses participantes orientam, esclarecem dúvidas e oferecem suporte em todas as etapas do processo de adoção. A presidente do GAABE, Roseli Chaves, relata que o grupo tem fortalecido seu objetivo de contribuir com a preparação das pessoas que desejam adotar e apoiar as famílias adotivas durante a fase de adaptação da criança.

Atualmente, o GAABE não possui sede própria para realizar suas reuniões, e os encontros ocorrem no último final de semana de cada mês, nas dependências do restaurante do antigo Parque de Exposições. O principal tema em discussão é a conscientização sobre a adoção, buscando esclarecer que esse gesto não se trata de caridade ou uma forma de substituir um filho biológico, mas sim do desejo de ser pai e mãe para uma criança ou adolescente que, por diversos motivos, teve seu direito negado. Além disso, são abordados aspectos jurídicos e psicológicos relacionados ao processo, dentre os voluntários, a participação de Ana Letícia Poelman.

O GAABE trabalha em parceria com o Judiciário e defende uma adoção segura, legal e definitiva, porém não possui interferência direta no processo de adoção. Nesse sentido, aqueles que desejam adotar devem procurar a Vara de Infância e Juventude no Fórum e iniciar um processo de habilitação para adoção, seguindo todos os trâmites legais necessários. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 31-98406.3991.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Linha direta com a redação

Juntos, podemos fazer a diferença! O jornalismo é uma ferramenta poderosa para informar, educar e inspirar as pessoas. É por isso que convidamos vocês, nossos leitores e internautas, a se tornarem voluntários do Jornal do Closé, versão online.

Basta enviar sugestões de pautas, denúncias ou algo inesperado do dia a dia, com fotos ou vídeos, para que possam ser desenvolvidas em matérias informativas e de qualidade. Dessa forma, garantimos a produção de notícias relevantes e de qualidade, que é o nosso propósito.

Participe! Seu apoio é importante para construir um jornalismo mais forte e diversificado para sua comunidade e para o nosso público, com a experiência de nossa equipe de profissionais da imprensa betinense.

JORNAL DO CLOSÉ: A NOTÍCIA NUA E CRUA!