O descarte irregular de resíduos ao longo das linhas férreas é um problema que gera diversas consequências negativas, tanto para os moradores das regiões afetadas quanto pelo risco de acidentes envolvendo trens e outros veículos que transitam na área. Diante disso, a VLI Logística, concessionária responsável pela ferrovia e a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), com o apoio da Viasolo, uniram-se para remover lixo, entulho e outros materiais descartados irregularmente em pontos críticos da cidade.
Foram identificados quatro locais onde já se formavam verdadeiros lixões. O primeiro ponto atendido foi a passagem de nível da Rua Rui Barbosa, no bairro Vila Triângulo, onde foram retirados entulhos e materiais inservíveis. A operação conjunta de limpeza no entorno da ferrovia teve início na segunda-feira (26) e deve ser concluída nesta terça-feira (27).
A ação conta com uma equipe da Diretoria de Serviços Ambientais da Ecos, responsável pela operação de uma retroescavadeira e três caminhões para a remoção dos resíduos. Técnicos da VLI acompanham os trabalhos, orientando as equipes sobre os procedimentos de segurança na ferrovia e auxiliando no deslocamento dos resíduos dos trilhos até pontos adequados para coleta. Além do Vila Triângulo, a ação abrangerá os bairros Chácara, Alterosas e Santa Inês.
Fotos: Guga Ribeiro