A Prefeitura de Betim recebeu do Governo de Minas, nesta semana, novos lotes de vacinas contra a covid-19 e a dengue, ambas destinadas a públicos específicos. Foram enviadas ao município 2.500 doses da vacina contra a covid-19, destinadas a pessoas a partir de 12 anos que integram os seguintes grupos prioritários:
– Pessoas imunocomprometidas;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas com comorbidades;
– Gestantes e puérperas;
– Idosos (60 anos ou mais);
– Trabalhadores da saúde;
– Residentes em instituições de longa permanência;
– Indígenas (dentro ou fora de terras indígenas);
– Ribeirinhos e quilombolas;
– Pessoas privadas de liberdade;
– Funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes em medidas socioeducativas;
– População em situação de rua.
Devido à quantidade limitada de doses, a prefeitura disponibilizará os imunizantes em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Citrolândia, Alcides Braz, Petrópolis, Teresópolis, Amazonas, Vianópolis, Bueno Franco, Duque de Caxias, Parque do Cedro, Angola, Sítio Poções, Guanabara, Santa Cruz/PTB, Imbiruçu, Laranjeiras e Petrovale.
Dengue:
Betim recebeu ainda 6.244 doses da vacina contra a dengue, distribuídas em todas as 41 UBSs do município. O imunizante é voltado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
HPV: resgate vacinal para jovens:
A Secretaria Municipal de Saúde também está convocando jovens de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV. A vacina previne infecções por esse vírus sexualmente transmissível, associado a cânceres de útero, boca, garganta, pênis e ânus.
Embora a recomendação nacional para imunização abranja crianças de 9 a 14 anos desde 2014, muitos adolescentes não completaram o esquema vacinal. Com a autorização da Secretaria de Estado de Saúde, Betim foi incluída entre os municípios prioritários para o resgate desse público.
Estima-se que, no município, 1.645 meninas e 7.843 meninos nessa faixa etária ainda não tenham sido imunizados. A vacina está disponível em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Foto: Divulgação