Dentre as promessas de campanha do prefeito Heron Guimarães, está uma maior atenção à cultura de Betim, especialmente para a comunidade da Colônia Santa Isabel. Nesta semana, atendendo ao convite de lideranças da região, como Thiago Flores, Hélio Dutra e Ibraim Moreira, Heron, acompanhado da chefe de gabinete Vitória Paiva, visitou o antigo Complexo Cultural Cine Teatro Glória, que se encontra em completo abandono.
O prédio está sem energia elétrica, mas, para o prefeito, não há tempo ruim. Ele improvisou uma lanterna com o celular e percorreu todas as dependências do cinema, sem se importar com a sujeira deixada por pombos, baratas e animais peçonhentos. Na ocasião, ele pôde conhecer de perto a realidade do desafio que tem pela frente e reafirmou que a restauração desse importante patrimônio cultural acontecerá em breve.
“Reconheço a importância desse complexo cultural e, com certeza, vamos trabalhar para que ele volte a ser um centro de arte, cultura e representação para os moradores da Colônia Santa Isabel, como foi há 90 anos, e para toda Betim”, afirmou o prefeito.
CINE TEATRO GLÓRIA FOI O PRIMEIRO CINEMA CONSTRUÍDO EM BETIM
Inicialmente, o espaço era restrito aos internos da Colônia Santa Isabel, que acolhia pacientes com hanseníase. Sua construção começou a ser idealizada no início da década de 1930 pelo governo estadual e foi finalizada em 1934, antes mesmo da emancipação político-administrativa de Betim. O Cine Teatro Glória é uma construção em estilo Art Déco, que carrega uma gama de significados e vivências relacionadas ao funcionamento da colônia sanitária, inseridas em um contexto histórico, social e cultural específico. Por décadas, foi um importante espaço de lazer, com sessões de cinema, apresentações teatrais, reuniões comunitárias, festas típicas e desfiles de Sete de Setembro em seu entorno.
Fotos: Divulgação